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CUIDADOS NA VERIFICAÇÃO DE CHEQUES:

ALGUNS CUIDADOS QUE SE DEVE TOMAR AO RECEBER CHEQUES


  1. Exija o cartão do Banco, e o original da cédula de identidade e anote esses dados no verso do cheque.
  2. Confirme o numero telefônico apresentado pelo correntista, anote o endereço completo no verso do cheque para conferir.
  3. Veja, por semelhança, se a foto da cédula de identidade é da pessoa que está apresentando o cheque.
  4. Confira a assinatura do cheque com a do cartão do Banco e a da cédula de identidade.
  5. Só aceite cheques personalizados (que possam ser conferidos com os documentos citados).
  6. Verifique o valor numérico e por extenso e data de emissão.
  7. Não aceite cheques previamente preenchidos nem rasurados.
  8. Verifique se a data de abertura de conta, que é apresentada logo abaixo do nome do correntista no cheque é compatível com a pessoa que está apresentando o cheque.
  9. Consulte sempre o SPC.
  10. Evite aceitar cheques não personalizados ou desbotados.
  11. Evite pegar cheques de terceiros, principalmente de desconhecidos.
  12. Em dúvida, ligue imediatamente para confirmar a veracidade do telefone informado. Persistindo a dúvida, condicione a venda à prévia compensação do cheque.
  13. Cuidado adicional: Dobre o cheque e esfregue as duas partes.
  14. Passe a unha na impressão do nome e documentos para ver se a tinta descasca.
  15. Verifique se todos os números estão uniformes (iguais na altura, largura etc.).
  16. Verificar se os números impressos do Banco, Agência, Conta Corrente e Número do Cheque (parte superior da folha de cheque) conferem com os impressos em caracteres magnéticos listrados da parte inferior.

  17.  

Parte superior do cheque:

Esses dados aqui: comp.,banco,agencia,c/c, e nº do cheque
Devem ser conferidos com o CMC7 (rodapé do cheque) ou código de barra, eles estão distribuídos em posições diferentes.

Por ex: o nº do cheque esta aqui
#12345678#   0180000895#   001234567894#

Obs. Alínea 35 Cheque adulterado ou clonado não é informado pelo banco ao SERASA
______________________________________________________________________________

(1) Modelo de Carta de Cobrança:
Levamos ao seu conhecimento, que se encontram em aberto as parcelas vencidas em
...........,...........,............
Favor entrar em contato com nossa empresa, dentro do prazo de xxxx dias.
Se o pagamento já foi efetuado, desconsiderar esta.

(2) Prezado Cliente:
Talvez por esquecimento ou outro motivo alheio a sua vontade, V.S. deixou de efetuar o pagamento ref. ao mês.........
Gostaríamos que entrasse em contato com nossa empresa dentro do prazo de xxxx dias, para assim evitarmos tomar outras medidas.
Caso já tenha sido efetuado o pagamento, desconsiderar esta.

 

 


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Documentos Perdidos:

CPF, RG, CNH, CHEQUES, entre outros.

Perdidos * Roubados * Extraviados.


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